sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Sobre o "Pregnancy Brain"



Como marinheiro de primeira viagem, vários termos ligados a paternidade só entraram no meu dicionario recentemente. Entre vários deles, veio também o titulo desse post. 

O "Pregnancy Brain" (Cérebro de gravidez) - também conhecido como "momnesia" (meu favorito! Algo como "mamãenésia") - é algo que ocorre durante a gravidez (obvio) resultando em uma grande falta de atenção e muitos esquecimentos por parte da futura mamãe. 

Existem varias teorias sobre isso, estudos dizem que o cérebro não sofre alterações durante a gravidez, mas nos todos sabemos o quanto stress, ansiedades, noites mal dormidas e aumento de quantidades de coisas que precisamos gerenciar em nossas vidas podem afetar nossa memória, certo? 

Agora contextualizados, o que isso tem a ver com o pai? Não, ainda não estou falando de “gravidez masculina” (isso definitivamente vai ser assunto pra um outro post!). 

Enfim, ontem eu realizei uma coisa interessante depois de duas atualizações em uma lista de supermercado (diga-se de passagem, depois que eu já tinha saído dele). A Mamãenésia é um teste drive pra nossa paciência. Diria mais! É um exercício necessário para nos preparar para o bebe. 

Por exemplo, no caso do supermercado, em uma situação 'normal', minha resposta seria: - "Agora já era! Já sai daqui e não vou voltar nem com um decreto desse novo Papa gente boa." - Pra ser sincero, eu na hora até respondi: - "Agora é tarde." -  Mas logo em seguida fui abatido por uma culpa avassaladora. Algo que definitivamente eu não sentiria oito meses e meio atrás.

Conclusão, botei o rabo entre as pernas e voltei ao mercado para pegar os novos itens da lista.

Depois disso, eu comecei a refletir e consegui encontrar várias atitudes as quais mudei nos últimos meses. Minha tolerância vem se desenvolvendo. Exatamente como um músculo que você começa a malhar regularmente; No começo doí um pouco, mas depois de um tempo ele crescer e fica mais forte e resistente. 

Aos poucos minha atitude vem mudando também. Quem me conhece bem, sabe o quando eu odeio mudança de planos de ultima hora. Quer dizer, odiava! Porque recentemente eu tenho sido bem mais tolerante em ajustar minha agenda para "last minute requests". Tanto que meu humor não é tão afetado quanto antes. Por alguns segundos vem aquele pensamento negativo mas logo ele se dilui - em parte por resignação, mas - em grande parte também porque eu quero fazer parte disso. Eu quero estar lá para quando as duas precisarem de mim, SEMPRE!

Então comecei a entender o quão importante o tal do "Pregnancy Brain" é para o relacionamento familiar. 

Em verdade, não estou discutindo aqui se vai ser o bastante ou não pra segurar a onda do bebe, até porque só vou saber mesmo depois que a Ingrid nascer. 

Eu só estou tentando deixar aqui uma pista para futuros pais que eventualmente seguirão os meus rastros; Devemos todos exercitar nossa tolerância e paciência e, para tanto, a momnesia pode ser sim um ótimo exercício de pratica para antes do beber chegar.

3 comentários:

  1. Grande anão marinheiro! Ótimo texto! Espero que na minha vez eu evolua mais rápido devido as lições desse texto. abraço!

    ResponderExcluir