sexta-feira, 18 de março de 2011

Disciplina


Por que as vezes é tão complicado termos disciplina?

Quer dizer, isso muda de pessoa pra pessoa ou de coisa pra coisa, mas no geral é sempre meio difícil pra gente 'se obrigar' a fazer alguma coisa, mesmo que esta coisa seja claramente melhor para nós.

Eu tive diversos ciclos na minha vida em relação a minha rotina alimentar e ao meu controle de peso. Tive fases de deixar rolar. Tocar o f***-se mesmo e comer o que dava na minha telha. Dai, de repente alguma coisa estala dentro dessa mesma telha e eu decido que não dá pra continuar engordando. Então mudo completamente a minha vida e emagreço. Estou novamente nesse processo e perdi mais de 10 quilos em 3 meses. E dessa vez eu acredito que é pra valer!

Como eu consegui isso?

Não, não tomei remédios, não fiz dietas milagrosas ou programas de exercícios fantásticos que são vendidos diáriamente pela televisão...

Eu simplesmente usei disciplina!

Fazendo o que é certo 100% do tempo sem aliviar e com poucos escorregões durante todo o processo. Botei em prática coisas que eu sempre soube que eram o certo mas geralmente deixava pra lá na hora de me empanturrar a noite antes de dormir por exemplo.

A verdade é que, na maioria das vezes, a gente sabe o que é certo só não faz por preguiça ou desleixo.

"Faça o que é certo e não o que é fácil"

Essa é uma frase que vem mudando minha vida aos poucos. Eu ainda não consigo fazer isso 100% do tempo em todos os setores da minha vida, mas estou trabalhando pra isso!

E você quer saber do que mais?

Fazer o certo é mais fácil do que fazer o que é fácil!

Confuso isso, né?

Na verdade basta olhar o quadro geral e não na satisfação momentânea. Quando decidimos fazer primeiro o que é fácil, geralmente estamos, ou protelando algo que vai ter que ser feito inevitávelmente, ou negligenciando algo que vai dar problema mais tarde. A partir do momento que você decide fazer o que é certo logo de cara, você ganha tempo à longo prazo e, além disso, é algo extremamente gratificante.

Acredite. Eu estou fazendo isso a bastante tempo pra saber.

4 comentários:

  1. Velho, engraçado como as coisas rolam. Tem um tempo que venho pensando exatamente sobre essa questão de disciplina. E aí, do nada, leio esse post. Timing perfeito, cara!

    Estou tentando me disciplinar mais. Não só na questão do peso, mas em tudo. E tenho certeza que a sua frase: "Na verdade basta olhar o quadro geral e não na satisfação momentânea" vai me ajudar bastante!!

    Valeu, X.! Saudades, rapaz!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. É mega dificil ter disciplina mesmo, nao é a toa que uma amiga sempre tinha a frase "Disciplina é a base de tudo" colada no armario dela. Mas tamo junto, Tudao! =) Disciplina é que ha!
    Manu

    ResponderExcluir
  3. Eita sintonia dos diabos essa da nossa galera, hein? Tava hoje de manhã falando sobre isso com uma amiga aqui do trampo.

    Talvez esse seja um dos maiores desafios da vida: ter disciplina sem entender isso como uma coisa chata, que você faz por obrigação e sim valorizando as vantangens que ela nos traz.

    E vamo que vamo! :-D

    Muitas, muitas saudades de vcs, queridos

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Hehe, eu bem que poderia usar um pouco de disciplina na minha vida agora. Valeu Xandito!

    ResponderExcluir