quinta-feira, 31 de março de 2011

"Eu estou pronto!"


Eu pensei em centenas de maneiras diferentes de começar esse post.

O quê dizer sobre José Rech?

Se ele tivesse contribuído pro mundo com apenas a Fabiana, a Fabíola e a Emanuelle - suas três filhas -  já seria mais do que suficiente visto que elas são três muralhas que não se curvam diante de nenhuma dificuldade e estão sempre dispostas a melhorar não só elas próprias, mas também as pessoas à sua volta.

Mas é lógico que ele não se limitou a isso...

José Rech foi muito mais. Trilhou caminhos diferentes em sua longa vida, lutou pelo que achava certo, pagou um preço por isso e mesmo assim não mudou suas crenças, fez diversas escolhas, mudou diversas vidas, aprendeu, ensinou, caiu e levantou...

Tantas vezes que eu até me sinto envergonhado diante de sua sombra, mesmo com todo o meu constante esforço em acertar...

Durante os poucos meses que eu tive de convivência próxima com ele, sem dificuldade nenhuma ele vestiu o manto paterno que a falta tanto me assombra.

É engraçado pensar que um sogro possa ser assim tão próximo... Todas as minhas experiências passadas eu ví a imagem do 'pai de minha namorada' como uma figura antagônica. Alguém que devia ser temido e respeitado só porque eu queria estar com sua filha.

Mas o Rech não fez isso... Não comigo. Ele mostrou que sogro e genro podem sim ser amigos...

Muito mais que amigos...

Eu não estou aqui pra dizer que ele também não cometeu erros. Quem de nós não os fez? É apenas mais um dos problemas crônicos do ser humano. Mas eu acredito que se existe alguém que não conseguiu perdoar os erros do velho Rech, foi ninguém mais do que ele próprio.

E mesmo assim, ele se fez exemplo. Deixou claro o que devia ser imitado e o que deveria ser evitado de suas ações. Quantas vezes conversamos na cozinha de sua casa, sobre tantos assuntos, sorrisos e tristezas, orgulhos e arrependimentos...

E agora, no final de tudo, ele ainda deixou uma última lição...

Uma lição de tranquilidade. Uma lição de que devemos não ter medo do inevitável, mas sim encará-lo de frente. Com o peito e a cabeça erguida, com um sorriso nos lábios e amor pelos nossos no coração.

Olhar nos olhos do destino, nos olhos do inevitável e simplesmente dizer,

"Eu estou pronto!"

E assim ele foi. Deixando um vazio que vai ser difícil de ser preenchido. Mas também deixando sua marca em cada um de nós. E enquanto lembrarmos dele, um pedacinho do velho Rech vai estar conosco...

De fato, eu me sinto mais próximo dele agora do que nunca.

Obrigado Rech,

Por ter me aceitado no seio de sua família e me conceder a honra de fazer parte dela. Essa é uma dívida que eu pretendo pagar todos os dias da minha vida.

E mesmo assim, eu ainda vou ficar devendo...

Descanse em paz meu sogro, meu amigo...

Meu pai...

13 comentários:

  1. Um abração pra vcs e muita força... =**

    ResponderExcluir
  2. Belíssima homenagem, cara. Emocionante.

    É um pena o que aconteceu. Infelizmente, faz parte.

    Desejo muita força e paciência para vc e, principalmente, para a Manú e família nesse momento.

    Fiquem em paz!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. cara, bonito isso... tem uma coisa que meu pai (pra mim, outro coroa sábio pacas) falou uma vez e que bateu profundamente é que entre as gerações tem mesmo uma dívida aí como vc falou no final... mas ela não é paga para a própria... ela é paga fazendo o melhor pra próxima geração, e assim ela vai, melhorando as coisas no mundo... é uma coisa a se pensar... pelo q vc falou, talvez até o Sr. Rech concordasse...

    ResponderExcluir
  4. Irmão, querido.

    Suas palavras não poderiam soar mais verdadeiras e nem mais belas. Muitas lágrimas do lado de cá da rede neste momento.

    Te amo muito e desejo toda a calma e tranquilidade para vocês.

    bj no coração.

    ResponderExcluir
  5. Belas palavras Xandi, nao tem como ler e nao se emocionar...que amor lindo!
    Bjao no coracao de vcs
    Bia

    ResponderExcluir
  6. Que bonito, Xanditz! Meus sentimentos pra toda a família. Estou longe, mas é só gritar qualquer coisa. Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Deixo aqui meus sentimentos pra vcs os dois, mas principalmente pra Manu. Um ente querido, um pai, uma mae tem um significado muito forte em nossas vidas, algo que alias passa pra outras vidas e pra geraçoes subsequentes. Peco desculpas se falto com respeito pelas minhas palavras de crenças espiritas e vida apos a morte, mas gostaria de dividir com vcs as mesmas palavras que colocamos no santinho de minha mae: "Não chorem pela minha partida, cheguei antes a casa do Senhor pra prepara-la para a festa do nosso reencontro."

    ResponderExcluir
  8. Xande, fui lendo sua mensagem e parece que fiquei "observando de fora" você e seu sogro trocando idéias, experiências,carinho, afeto, amizade, respeito... Suas sábias palavras me comovem. Mas, não me surpreendem.
    Sempre soube que o cara quieto, na dele, tranquilo que tinha como vizinho, era um cara muito bacana; tipo: do bem total! e que merecia muito ter uma pessoa muito bacana ao lado. E é simples assim.
    A vida fez com que você cruzasse e parasse nesta família e que, mais tarde vc iria fazer parte dela. Uma sinergia.
    Família esta que estará para sempre no seu coração; ao lado de você e Manu e familiares.
    Que os Anjos estejam os acompanhando em mais esta "prova".
    Beijo grande para você e Manu
    Beijos Dria

    ResponderExcluir
  9. ROBERTO BRAZ IANNINI2 de abril de 2011 às 07:59

    ACHEI LINDOS OS DEPOIMSNTOS DAS FILHAS.
    GOSTEI MUITO DA ALOCUÇÃO DO CELEBRANTE, QUE APRESENTOU NOVA VISÃO DA PURIFICAÇÃO SUBSTITUINDO O PURGATÓRIO PELA VISÃO IMEDIATA E PURIFICANTE DE DEUS E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS NA VIDA ETERNA COMO IMEDIATA, NÃO HAVENDO ESPERA PELO JUÍZO FINAL QUE SE CONCRETIZA NO PROPRIO MOMENTO DA MORTE. OBRIGADO AO CELEBRANTE E A TODOS OS FAMILIARES E PRESENTES.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Xandi,

    Gostei muito de seu post sobre sua boa relação com seu sogro José Rech. Espalhei-o pelo e-grupo dos padres casados: padrescasados@grupos.com.br .
    Juntamente com a bela foto com uma das filhas (dual das três, a sua Emanuelle?.)
    Alguns colegas do MPC de outros Estados, me pediram o e-mail da família, para se comunicarem, sobretudo com Lenir, que muitos conhecem.
    Você poderia me fornecer o e-mail que possa chegar às mãos dela , ou, pelo menos, de umas das 3 filhas?

    Abraço

    João Tavares
    tavaresj@elo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei do texto que releva a bondade do José Rech. Sou um ex-aluno dele que num momento delicado da minha vida fui recebido por ele, e pela Lenir, com muito carinho. Não posso esquecer do apoio que recebi deles. Tive o privilégio de vê-los curtir a alegria da primeira filha, Fabiana. Por Isso quero aproveitar este espaço para, em nome também da minha esposa Lourdes, me solidarizar com Lenir e as filhas, pela partida do amigo José Rech. Para nós, ele foi um homem que "passou pela vida fazendo o Bem.

    Franklin

    ResponderExcluir
  12. Lindo post... lindos sentimentos.. me emocionei lendo Xanditz.

    Queria te dar um longo abraço, daqueles que falam tudo que palavras não conseguem expressar... meus sinceros sentimentos à vc e Manu. Bjo amigo

    ResponderExcluir